Saiu a edição 50 da .Net Magazine, com o quarto artigo da série de Design Patterns. Esse está falando de abstract factory, e vai puxar um pouco do artigo da edição anterior. Eu acho um dos melhores artigos da série, já que vai tratar de um conceito já existente no Framework .Net há bastante tempo, e explicitado claramente no namespace System.Data, com as factories de providers, como o SQL Server e o Oracle.
Vale a pena dar uma olhada, já que o Abstract Factory é o que o pessoal costuma chamar de “factory”, apesar de existir também o padrão “factory method”, que, apesar de relacionado, é outro padrão por completo.
Enfim, espero que gostem. Na minha opinião, é o tipo de conhecimento indispensável a qualquer desenvolvedor que se coloque como Sênior.
Giovanni Bassi
Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.