Pessoal, eu não sei vocês, mas eu não gosto muito de regular expressions ("expressões regulares" em português). Eu conheço, sei como funciona, mas é chato demais… Aquele monte de letrinhas, uma em cima da outra, não é muito explicativo, que dirá prático. Eu começo a dar espaço para tentar separar cada parte da regex, dou enter para colocar alguma hierarquia, idento… começa a ficar cada vez mais confuso.

E no final, quando você tem que concatenar tudo de novo para colocar no código, já era, todo o esforço para organizar a regex é perdido, o resultado final é um "stringão".

Pois bem, um certo Roy Osherove resolveu nos ajudar. Criou duas ferramentas muito legais, chamadas Regulazy e Regulator, para ajudar no trabalho de criação de Regex.

regulator

O Regulator ajuda a criar as regex, utilizando colorização de código. Ele ajuda também a validar uma determinada string, podendo também utilizar funções de separação e substituição de strings.

Não bastasse isso ele também gera o código da sua regex em VB ou C# e tem diversas outras features que eu ainda não descobri, já que acabei de descobrir essa excelente ferramenta.

regulazy

O Regulazy ajuda os preguiçosos (daí o nome) a criar regex. Você digita uma string na janela, e ele deriva uma regex para você. Ajuda ainda na nomeação de subgrupos e várias outras coisas.

Também gera o código em VB e C#.

Para quem gosta do assunto e gosta de se aventurar com as regex na unha, só com o notepad, sugiro uma visita aos seguintes sites:

Regular-expressions.info
Expressões Regulares – Guia de Consulta Rápida
Wiki de regex em regex.pro.br

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.