Tudo está indicando que o Open XML foi aprovado pela ISO como padrão, junto do ODF (que já o era). Aos que não sabem, Open XML é o formato de documentos criado pela Microsoft e utilizado pelo Office 2007. Ele já tinha o apoio da ECMA e agora tudo está indicando que será aprovado também pela ISO, com cerca de 86% de votos. Sem dúvida é uma vitória e tanto para a Microsoft, que precisava disso para poder vender aos governos, principalmente o americano, que está começando a restringir a compra de tecnologia se a tecnologia não for padrão e reconhecidamente interoperável.
É também um golpe no governo brasileiro, que conta com uma comunidade anti-Microsoft em praticamente todas suas esferas. Quero só ver qual vai ser a desculpa agora, que o formato também é padrão.
Enfim, na minha opinião ganham todos. Os formatos do Office sempre foram o padrão de mercado de fato, e barrar a entrada na ISO por razões ideológicas para tentar tirar-lhe isso seria ridículo. O mérito do Office sempre existiu, ele é padrão por merecimento. Ser não fosse assim, porque tanta gente pagaria se tem a alternativa gratuita do Open Office? No Brasil chega a ser ainda mais ridículo, já que boa parte dos lares usa Office "não oficial", mesmo tendo a alternativa freeware. Ainda assim, alegar que ODF e Open Office são melhores me parece um grande contra-senso.
Em tempo: não é pegadinha de primeiro de Abril!
🙂
Giovanni Bassi
Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.