Acaba de sair hoje o Service Pack 1 do Framework 3.5, juntamente com o SP1 do VS 2008. Você pode baixá-los aqui e aqui. O SP do Visual Studio também pode ser baixado em formato ISO, o que te permite otimizar o download se você tem um download manager. O ISO está aqui.

Alguns links legais para quem quer saber um pouco mais sobre o release:

  1. Por que o VS 2008 SP1 não se chama VS 2009, no blog da Mary Jo Foley.
  2. Post do Somasegar, que sempre detalha bem o que está saindo de novo.

Com o SP 1 o Visual Studio 2008 passa a suportar também o SQL Server 2008. Eu havia tido problemas ao tentar instalar o SQL Server 2008, porque ele pedia o VS 2008 SP1. Imagino que agora consigo instalar. Cheguei a questionar se o RTM do SQL Server 2008 trabalhava com o Beta do VS 2008 SP1. Na verdade, os releases foram separados somente alguns dias, o que levou a essa confusão.

Já tem também alguns brasileiros falando, como o Renato Guimarães, sempre ligadaço.

O que você ganha de significativo, na minha opinião, com o SP1 para o VS 2008:

  • Melhorias no designer do WPF;
  • Suporte ao SQL Server 2008;
  • ADO.NET Entity Designer;
  • Melhorias no Visual Studio Team System Team Foundation Server (TFS), melhorando o versionamento, performance, integração de e-mail, e suporte ao SQL Server 2008;
  • Mais suporte ao javascript (mais?? inacreditável);
  • Mais AJAX.

E com o SP 1 do .Net Framework:

  • Melhorias de performance entre 20 e 45% para aplicações WPF (sem mecher no código);
  • Mais controle sobre o WCF;
  • ADO.NET Entity Framework;
  • ADO.NET Data Services;
  • Suporte às novidades do SQL Server 2008.

Há suporte ao ASP.Net MVC Preview 3. Será que o P4 funciona? Depois atualizo vocês com o que eu descobrir.

É… e eles lançaram mesmo o Entity Framework do jeito que estava. Mesmo com as criticas fortes da comunidade ao EF, não houveram grandes mudanças. Cheguei até a bater uma bola com o Otavio Pecego Coelho, arquiteto da Microsoft, no blog dele, sobre o EF. Ele ficou de colocar um exemplo mostrando que eu poderia ver as coisas de outra maneira com relação ao EF, estou aguardando.

Concordo com a Mary Jo Foley quando ela sugere chamar o VS 2008 de VS 2009. Mas acho que, na prática, ia ser difícil vender uma versão nova depois de apenas 8 meses, e esse deve ter sido um dos grandes motivos da manutenção do nome e ter feito da atualização um SP. Mas que tem muita novidade para ser um Service Pack, tem. Não é só um monte de correções de bugs, como pode-se notar. Tem um monte de coisa nova. Enfim, os nomes dos softwares relacionados ao .Net continuam confusos.

Meu SP 1 está neste momento em processo de instalação. Fiquem atentos à ferramenta de limpeza do Hotfixes do Visual Studio 2008. Vocês podem precisar dar uma faxinada no seu ambiente antes de instalar o SP 1.

E assim que terminar de instalar, vou terminar minha instalação de SQL Server 2008.

E vou matar uma VM, que agora ficou inútil, já que só servia para os testes do SP 1.

E vocês quando pretendem instalar?

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.