Quem se interessa por arquitetura e quiser saber o que vem por aí no Visual Studio Rosario Team Architect (agora já rebatizado para Visual Studio 2010) sugiro assistir a conversa no Channel 9 com o Peter Provost, desenvolvedor da divisão de arquitetura do Visual Studio (Team Architect Division).

Ele mostra que o foco em UML agora é bastante forte e, , além do diagrama de classes, conseguiremos fazer também diagrama de componentes, atividades, sequência e use cases.

No vídeo também fiquei sabendo que a Microsoft se afiliou ao OMG, e vão fazer parte da comissão de UML. Muito bom. Mais uma evidência do aumento do foco em padrões na Microsoft, do qual sempre tenho falado.

Mais info:

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.