O Ayende postou algumas novidades sobre VS 2010 e .Net 4.0, mas o post sumiu. Provavelmente ele tomou um puxão de orelha por ter blogado sobre coisas confidenciais, que só vão ser liberadas no PDC. Por sorte o Google Reader manteve o post no ar, e o Ayende também não apagou as imagens, ou seja, está tudo lá. É isso aí, jogou na nuvem, nunca mais você recupera. Eu já havia falado sobre o Rosario antes, mas há coisas novas. Muitas coisas, pelo visto.
Novidades que, pelo visto, só serão liberadas no PDC:
- Nova página inicial:
- Possibilidade utilizar control + roda do mouse para ampliar o texto (finalmente);
- Variáveis dinâmicas (parece ser um pedaço do DLR);
- O .Net 4.0 trará também um novo CLR (só temos 2 grandes CLRs lançados até hoje, o 1.0 – depois virou 1.1 – e o 2.0, o 3.0 e o 3.5 dependem do CLR 2.0).
- Novidades que aproximam o VS do R#, como a possibilidade de trabalhar melhor com TDD, para criação automática de itens que não existem:
- Melhorias diversas na modelagem UML;
Nada sobre o OSLO e DSLs, que é algo que eu realmente estou ansioso para ver. Vão ter umas 4 ou 5 sessões de OSLO no PDC, quero ver o que finalmente vem a público. A Microsoft tem chamado o OSLO de “next big thing”. Será?
Update: O post do Ayende voltou agora. Será que é porque o PDC começa hoje?
Giovanni Bassi
Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.