Acaba de ser lançado o Release Candidate do ASP.Net MVC. Fui pego de surpresa, estava fazendo um teste com Azure e queria usar MVC, na hora de baixar na máquina virtual vi “RC” em vez de “Beta” e tomei um susto.
Enfim, o código está disponivel a algumas horas aqui.
O ScottGu já deu um overview, como sempre. Tem bastante coisa boa por lá.
O que já posso adiantar é que o RC melhora bastante o contato com o Visual Studio, a integração está bem melhor. Bem ao good ol’ Microsoft style, com templates e bastante ajuda para diminuir digitação.
Algumas coisas legais que vi para adiantar:
- Há a possibilidade de trabalhar sem arquivos de code-behind nas views (utilizaram uma solução cantada no blog do Hanselman ou do ScottGu, não me lembro, que era extremamente elegante).
- JQuery!!! Agora oficialmente no produto, com os arquivos de documentação. A versão ainda é a 1.2.6.
- Melhorias nos testes unitários e nas dependências.
- Melhoria no binding dos parâmetros dos controllers.
Não tenho como deixar de dizer que as mudanças feitas à essa versão RC são uma surpresa. A Microsoft considera produtos Beta como “feature complete”, ou seja, todas as funcionalidades previstas para a versão final estão presente, e pouco deve mudar até lá. Não foi este o caso.
Também não tenho como deixar de dizer que algumas das modificações foram “adiantadas” pelo Ayende em um post que ele fez em no fim do ano passado. Ou ele sabia demais e não quis contar para parecer mais cool ou ele realmente influenciou. Aposto na segunda.
Depois vou ver analisar cada uma das novidades e conto os detalhes aqui com mais calma.
Giovanni Bassi
Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.