image Não fui eu quem falou, foi o site focado em Linux Tuxradar.com, que fez um benchmark e comprovou diferenças de até 38% a favor do Windows. O teste foi feito esta quarta-feira, e utilizou suites de testes disponíveis na web, como a do Google e a da própria Mozilla.

Não bastasse esse chocolate, no dia seguinte eles rodaram um teste mais completo, e constataram que até o Firefox para Windows rodando em Wine é mais rápido, com diferença de mais de 25%. O Wine é um “emulador de infra de Windows” para Linux que permite rodar programas feitos originalmente para Windows diretamente no Linux. Ou seja, com a Infra do Windows emulada o software é mais rápido do que nativamente no Linux. Que paulada!

<sarcasmo>
Só não entendi uma coisa… todo mundo fala que o Linux é mais rápido que o Windows. O que aconteceu?
</sarcasmo>

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.