A Microsoft disponibilizou outra aplicação de referência com ASP.Net MVC. Esta chama-se Kobe, e está disponível aqui.
Ou estaria. Eles tiraram o código do ar por excesso de crítica da comunidade. Eu não consegui baixar, quando eu vi já tinham tirado (se alguém tem uma cópia me avise porque eu quero).
A aplicação tem, segundo vários comentários que eu li, vários problemas. O melhor foi o do Ayende. Vá lá e entenda o que aconteceu de errado. Há vários comentários da comunidade também em um post do Phil Haack, que na verdade nem era sobre o Kobe, mas foi muito comentado.
Pelo que vi há quebras no princípio da responsabilidade única, do padrão repositório, de tratamento de erros, além de baixa coesão em diversos pontos. Há classes com dezenas de métodos. E olha que eu nem vi o código, só vi o que alguns postaram de pedaços.
Eu já havia comentado que os caras tinham que avaliar melhor o que eles liberam como código de referência. Vamos ver se com essa avalanche de feedbacks (está mais para ferroback) da comunidade colocam alguém lá com experiência para fazer esse negócio direito. Aliás, porque não pedem nosso feedback antes de liberar o código como referência? O feedback da comunidade seria muito importante. Eu ficaria feliz de dar meu feedback sobre a aplicação e ajudar a evitar esse tipo de desastre…
Vamos aguardar o relançamento da aplicação, já corrigida, e aí vou avaliar. Vamos ver. Espero que eles corrijam mesmo!
Giovanni Bassi
Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.