Hoje eu recebi um e-mail de um amigo com uma sugestão, no mínimo, curiosa. Ele dizia algo mais ou menos assim: “André, por que você não sugere para o time do Visual Studio construir uma IDE parecida com o Eclipse. No Eclipse podemos fazer praticamente tudo através do teclado e no VS, se eu sair do trivial já tenho que ir pro mouse”.
Quando li esse e-mail, lembrei de outra pergunta de um palestrante de um evento que participei no final de semana perguntando se havia tecla de atalho para um determinado recurso do Visual Studio.
Como foram duas perguntam em seqüência, parei para pensar onde estava o problema: “Será que o produto realmente não permite toda essa interatividade via teclado ou será que é mal documentado?”.
Numa rápida busca, cheguei à conclusão que não é nenhuma das duas e podemos dizer que, no máximo, a documentação não é tão bem divulgada, mas vamos corrigir isso imediatamente.
Temos alguns pôsteres dedicados exclusivamente às teclas de atalhos do Visual Studio.
- Visual C# 2005 Keyboard Shortcut Reference Poster
- Visual Basic 2005 Keyboard Shortcut Reference Poster
- Visual C# 2008 Keybinding Reference Poster
Divirtam-se e cuidado com a tendinite 🙂
André Dias
André Dias
André Dias é sócio-fundador da Lambda3, Visual Studio ALM Ranger & MVP e Professional Scrum Developer Trainer pela Scrum.Org. É graduado em Ciência da Computação pela Unip, atua na área de desenvolvimento de softwares a mais de 13 anos e nos últimos anos tem se dedicado as práticas de ALM (Application Lifecycle Management) e de Agilidade. Foi consultor de ALM da Microsoft Brasil, morou na Irlanda onde trabalhou em projetos para o governo Irlandês. No Brasil atuou em dezenas de projetos, muitos deles para o governo e para grandes instituições financeiras. Tem participação ativa na comunidade através da realização de palestras, organização de eventos, seu blog e seu twitter em @AndreDiasBR