Várias pessoas já me perguntaram quais processos/metodologias/frameworks nós usamos na Microsoft para o desenvolvimento de softwares.

Não é segredo para ninguém que muita coisa na MS é feita utilizando o MSF (Microsoft Solutions Framework), principalmente no time de consultoria. Nos times de produtos, a coisa é mais aberta e cada time pode escolher como vai desenvolver o seu produto e neste cenário encontramos um pouco de metodologias ágeis (XP / Scrum) e, obviamente, MSF.

MSF Scrum Alliance

O mais bacana é que tenho visto cada vez mais pessoas dentro da MS falando sobre métodos ágeis, temos várias listas de discussões internas sobre o assunto e em uma destas listas encontrei um post fantástico onde uma gerente de projetos da Microsoft comenta a sua experiência da transição do modelo waterfall para o modelo ágil.  

O post é um pouco grande, mas é bem engraçado, podemos ver algumas fotos do ambiente de desenvolvimento (o físico) além de aprender algumas dicas e lições. Enfim, é um post muito interessante e recomendo a leitura dos relatos da Sara Ford: http://blogs.msdn.com/saraford/archive/2009/03/16/how-i-learned-to-program-manage-an-agile-team-after-6-years-of-waterfall.aspx 

Abraços
André Dias

André Dias

André Dias é sócio-fundador da Lambda3, Visual Studio ALM Ranger & MVP e Professional Scrum Developer Trainer pela Scrum.Org. É graduado em Ciência da Computação pela Unip, atua na área de desenvolvimento de softwares a mais de 13 anos e nos últimos anos tem se dedicado as práticas de ALM (Application Lifecycle Management) e de Agilidade. Foi consultor de ALM da Microsoft Brasil, morou na Irlanda onde trabalhou em projetos para o governo Irlandês. No Brasil atuou em dezenas de projetos, muitos deles para o governo e para grandes instituições financeiras. Tem participação ativa na comunidade através da realização de palestras, organização de eventos, seu blog e seu twitter em @AndreDiasBR