O terceiro dia também seguiu sem sessões gerais, tendo só com break out sessions.
Comecei na sessão do Segurança no Desenvolvimento WEB, do Mauro Sant’Anna, foi uma boa palestra, mas não estava muito focado. É um assunto que já conheço bem e acho que por isso não me interessou tanto.
Depois tivemos o almoço. O pessoal do .Net Architects que estava lá se reuniu, e almoçamos juntos:
O Fabio Galuppo, MVP de C++, também estava na área, e tivemos uma discussão interessante sobre o passado e futuro das linguagens. Comentamos de assembler, C, C++, C#, Ruby, F#, entre outras menos famosas. Foi bem divertido.
Depois fui para a palestra da Patricia Mantovani, "Desenhando a Arquitetura de Aplicações com Team System". Foi uma excelente palestra, onde ela mostrou o drive por trás da edição de arquitetura do VSTS, e mostrou algumas novidades desta edição. O pessoal desanimou um pouco quando descobriu que ela, na edição atual, ainda não gera código. A Patricia deixo claro que é Beta, e não chegou a dizer que vai gerar código até o RTM ou não. Eu acho que vai. Independentemente disso, esta edição atende um requisito básico da comunidade: UML. Vejam:
Ela seguiu então apresentando as novas ferramentas:
Os novos diagramas UML…
E adivinhem? Mais diagramas:
Fui então para a palestra do Igor Abade, do time de produto de VSTS da MS Brasil.
Ele falou de "Gerenciando o ciclo de vida do banco de dados com Visual Studio Team System 2010". Eu não conhecia ainda o Data Dude, e foi super interessante ver que a ferramenta está num nível bem legal de amadurecimento, já na versão 2008, e ficando ainda melhor na versão 2010, onde vai ser possível suportar outros providers, como o Oracle.
Algo muito interessante que o Igor mostrou foi a capacidade de exibir dependências entre objetos de banco de dados, direto de dentro do projeto Visual Studio:
Ele também mostrou a opção de criar testes unitários de banco de dados, incluindo aí a opção de popular o BD com uma massa de dados. Eu sabia que dava para fazer isso, mas nunca tinha visto. Bem legal.
Fui então para a palestra de "Cenários do mundo real SOA/SOI" com o Waldemir Cambiucci e o Markus Christen, ambos arquitetos da Microsoft Brasil. Eles fizeram um bate bola sobre Service Oriented Architecture e Service Oriented Infrastructure. O legal é que o conhecimento dos dois, ainda que tenha overlap, é complementar, e foi super interessante ver a interação da palestra.
E acabou o Tech Ed! Foi um grande evento, como os outros. Só tenho boas recordações. Foi a primeira edição em que palestrei, e quero estar nos próximos palestrando novamente. O networking foi fantástico, reencontrei clientes, amigos, parceiros, conheci pessoas que só conhecia online, e conheci pessoas novas. Meu linked-in aumentou em diversos contatos, e meu twitter recebeu um monte de novos seguidores, além de eu mesmo estar seguindo umas pessoas a mais. Isso tudo significa que nossa rede de contatos se fortalece muito nesse tipo de eventos. Imperdível.
Depois fomos para um happy hour, MVPs, comunidade, amigos, Microsoft, palestrantes nacionais e internacionais, para comemorar o fim de mais um evento de sucesso.
Mas isso eu conto depois. 🙂
Giovanni Bassi
Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.