Nesta terça abri 2ª semana de tecnologia da informação da Univem em Marília, com uma palestra sobre práticas de um engenheiro de software eficiente. Falei sobre o status atual da industria de software, dos problemas que enfrentamos, do mercado de trabalho, e apresentei algumas soluções para estes problemas. Falei muito de desenvolvimento iterativo, de tdd, pareamento, práticas ágeis, práticas que todo desenvolvedor deveria realizar, entre outros assuntos. Chamei-os à comunidade de desenvolvimento, à interagirem nas diversas comunidades que temos (incluindo, claro, o .Net Architects), à participarem dos eventos (mostrei e falei bastante do TechEd deste ano). Vierei a cabeça de muitos de ponta cabeça, mas eles gostaram, e deram um feedback positivo tanto no evento quanto depois via twitter.

Foi uma palestra muito boa, fui bem recebido por todos, o auditório estava cheio, e até encontrei uns membros do .Net Architects por lá.

Agradeço o convite do Elvis Fusco para o evento.

Abaixo estão os slides da palestra.

Logo depois eu fui pro Rails Summit 2009, mas depois eu conto essa em outro post.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.