QCon SP Fechei com o pessoal da InfoQ minha participação no QCon São Paulo 2010. O evento vai ser nos dias 11 e 12 de Setembro, sábado e domingo, logo antes do TechEd Brasil (que começa dia 13, segunda-feira, e vai até a quarta-feira, dia 15 de Setembro).

No QCon vou valar de BDD, com minha palestra intitulada “Behavior-Driven Development (BDD) no mundo real”. Vejam o resumo:

BDD é um assunto controverso, muitos não entendem o que ele significa, e não sabem como usar. O que é (e de acordo com quem)? É igual TDD, é diferente, é melhor, é pior? Precisamos de ferramentas? Quais as opções disponíveis? Vale a pena? O que as pessoas que trabalham com BDD querem dizer quando falam em "especificações executáveis"? O que funciona e o que o levou a falhar?
Nesta palestra abordaremos essas perguntas, e avaliaremos algumas técnicas e ferramentas que você pode usar para começar a desenvolver software com BDD para aplicações do mundo real. Mais do que uma excelente técnica para criar e organizar testes unitários, BDD é também uma ótima maneira de se comunicar com os usuários.

Interessante, não?

Estou na track de Agile, no sábado, dia 11. Por lá teremos outros MVPs, na track de .Net, como o grande Thiago Soares, falando de .Net e o futuro, e o Israel Aéce, falando de WCF (obviamente). Outros amigos por lá serão o Rodrigo Yoshima e o Alexandre Magno, também na track de Agile, além de outros. O sábado terá ainda uma track de Java, com o Paulo Silveira, que conheci no AgileBrazil. Figuras de peso abrem o evento, como o Nick Kallen, engenheiro do Twitter, que vai falar de escalabilidade, e o Douglas Crockford, ninguém menos do que o criador do JSON.

Domingo segue com tracks de arquitetura, casos de sucesso, e Ruby, que obviamente contará com o Akita. Uma das palestras que abre o evento é do Scott Ambler, falando sobre como escalar Agile. O Guilherme Silveira, da Caelum, que me chamou a palestrar, também estará lá, falando de REST. Aliás, o Guilherme esteve no AgileBrazil, e ele faz uma palestra de 45 minutos sem respirar. Juro. Vale a pena assistir.

Em resumo: o evento é imperdível, e eu não vou trabalhar a semana toda, já que logo em seguida tem TechEd. Eu já estava arrumando minha agenda pra ir, mesmo se não fosse convidado a palestrar. Vejo vocês lá.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.