Bom pessoal, esse é o meu primeiro post como um novo Lambda. Estou há pouco tempo na empresa, ao final de outubro serão 4 meses e apenas agora estou começando a escrever no blog.
O primeiro post tinha que ser sobre essa experiência inicial que tenho tido com a empresa, não teria outra opção! Por que isso? Simples, a cultura da empresa realmente é muito diferente de outros lugares que eu já trabalhei. O pessoal aqui presa muito o trabalho em comunidade sempre incentivando que você vá e diga para todos as coisas que você vem realizando em clientes, aprendendo, que você compartilhe seu conhecimento.
Isso não é uma coisa muita comum, especialmente para empresas que vivem de consultoria como é o nosso caso, mas por ser orientada a comunidade, quando você não faz a sua parte, você se sente um peixe fora d’água.
Não falo isso com o sentido negativo, mas sim positivo, pois isso gera uma vontade, em nós “novatos” na empresa, em também querer fazer parte desse universo.
Essa é uma empresa que é realmente focada em comunidade e como até foi dito em um dos folhetos distribuídos em eventos: “… Nós realizamos consultorias de graça, publicando em nossos Blogs, falando em nossas palestras alguns feitos realizados … “. O texto em si não era exatamente esse, mas a idéia é essa, compartilhar todo o conhecimento sempre.
Isso ficou claro logo no início, quando em um trabalho para um cliente, conseguimos implementar uma customização que não tinha muita documentação e já foram e lançaram um post em como realizar aquela tarefa. E isso sempre contínua, sempre que apresento alguma coisa que desenvolvi para algum cliente vem a primeira pergunta: “Já publicou isso ?”.
Minha resposta, até hoje, era … “ainda não, vou escrever”. E finalmente agora comecei e espero não parar mais. Acho que agora realmente fui infectado por esse vírus de compartilhamento e entrei no clima da empresa.
Agora sobre o que vou escrever? Inicialmente irei estar bem focado na minha área de atuação que é ALM, porque é o que eu trabalho aqui na Lambda, com o André Dias e o Igor Abade e fora dela no grupo dos Visual Studio ALM Rangers.
Isso vai permitir que eu exponha as experiências que venho vivendo com o Visual Studio 2010 nas consultorias da Lambda3 e as com o Visual Studio VNext através dos dois projetos que eu venho trabalhando (Microsoft Test Management Guide e Process Customization Guide).
Realmente espero poder contribuir muito com vocês e poder ajudar no que for preciso!
Agora sim, me sinto um Lambda por completo! 😉
E até a próxima!
Claudio Leite
Claudio Leite é consultor de ALM da Lambda3, Visual Studio ALM Ranger, PSD, PSM I e PSM II. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis, MBA e POS-MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Twitter: @claudiobernardo