O Team Foundation Server, como  qualquer outro produto de servidor, tem suas particularidades de instalação e também um conjunto de boas práticas que facilitam tanto a instalação quanto a posterior manutenção do ambiente.

Dentre as diversas boas práticas, uma das mais úteis refere-se à configuração das contas de usuário e serviço para o TFS. Use as contas listadas abaixo quando você for instalar seu TFS.

Contas de usuários interativos

As contas interativas são apenas com que você faz logon no Windows. Atualmente o TFS precisa apenas de uma conta interativa: a TFSSETUP.

Conta

Finalidade

TFSSETUP

Conta usada para o processo de configuração do TFS

Contas de serviço

As contas de serviço são usadas para cada um dos componentes de servidor do TFS que rodam como um processo independente. Entram nessa categoria os serviços Windows e os App Pools do IIS.

Conta

Finalidade

TFSSERVICE

Conta de serviço do TFS

TFSREPORTS

Conta do Reporting Services e do TFS Project Portal no SharePoint

TFSBUILD

Conta do servidor de build

SPSSERVICE

Conta de serviço da Farm (Central Admin etc.) do SharePoint

SPSSEARCH

Conta do serviço de busca do SharePoint

TFSLAB

Conta de serviço para o recurso de Lab Management

TFSTEST

Conta de serviço do controlador de testes

Dicas

  1. Os nomes de contas listados acima são apenas uma sugestão de nome. Você pode usar o nome que bem quiser; entretanto, se puder usar os nomes acima fica mais fácil de se achar na documentação depois;
  2. As contas podem ser tanto locais (criadas no próprio servidor do TFS) quanto de domínio. Porém, você só pode usar contas locais em instalações do tipo single server. Instalações dual-server ou em cluster exigem a utilização de contas de domínio;
  3. Depois que você terminar a instalação do TFS, adicione os administradores do TFS e desabilite a conta TFSSETUP no Windows (conta local) ou no Active Directory (conta de domínio). Resista à tentação de usar a conta TFSSETUP no dia-a-dia, pois ela tem privilégios demais e pode expor seu ambiente a um risco desnecessário. Quando precisar fazer alguma manutenção no ambiente – por exemplo, instalar um service pack no TFS – reabilite a conta, faça o trabalho necessário de depois a desabilite de novo.

Para saber mais

Para mais detalhes, consulte a documentação do TFS aqui: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms253149.aspx

Um abraço,
  Igor

Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Siga-o no Twitter @igorabade.