Fala Galera,
Esse post já estava para sair tem um bom tempo, mas antes tarde do que nunca.
Outro dia estava em um cliente e um pedido foi: “Claudio, eu já trabalho bem com os work items e sempre faço check-in vinculando meu código a uma tarefa especifica. Tem como quando eu for fazer a promoção do meu código entre os branches eu usar o work item e não o changeset ??? “
A resposta padrão é não, mas o consultor falou mais alto e rápido. “bom depende… ” e fui detalhando o modelo que já havia feito em outros clientes para as versões antigas (TFS 2008).
O único modelo seria através de algum programa customizado onde você acessaria a API do TFS para pegar todas as tarefas em algum determinado estado, depois você teria que pegar todos os changesets vinculados aí sim você conseguiria saber os arquivos para fazer o download para um workspace local e depois fazer o merge arquivo por arquivo para o branch desejado.
Dois dias depois, conversando com o Vinícius Moura da Lambda, ele me mostrou um plug-in para o TFS que fazia isso também, mas na hora não guardei o nome. Chegando em casa fui pesquisar, como não lembrava o nome específico, procurei pelo o que ele faz e o resultado da pesquisa me trouxe um link da Microsoft mostrando isso. Todo o trabalho agora já faz parte do produto!!!Vamos ver na prática como funciona.
Minha estrutura de branch é simples, usando a estratégia de ambientes, conforme imagem:
Agora precisamos de umas tarefas com changesets vinculados
No meu caso, criei um projeto simples e fiz algumas alterações vinculando a uma tarefa, conforme figura abaixo:
Imagina agora que a minha tarefa está pronta e todos os arquivos necessários estão vinculados a ela através dos changesets 151 e 152 e preciso saber em qual branch ela está publicada.
Para isso, temos um ícone novo na parte do work item, que é o Track Work Item
Ao Clicarmos nesse botão a seguinte imagem será apresentada :
É importante selecionar todos os branches, assim será possível ver em quais dos branches a tarefa já foi publicada ou não, feito isso clique em Visualize e pronto, você verá exatamente onde o seu work item está publicado!
Nesse meu modelo, eu consigo identificar que o Work Item 70 já está publicado em Dev e QA, mas ainda não foi para produção.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Claudio Leite
Claudio Leite é consultor de ALM da Lambda3, Visual Studio ALM Ranger, PSD, PSM I e PSM II. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis, MBA e POS-MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Twitter: @claudiobernardo