imagePessoal, quero compartilhar com vocês mais uma experiência que tive recentemente em um cliente. Após a instalação do Team Foundation Server 2012, o cliente solicitou a transferência das bases de dados do TFS do drive C: para o drive D:. Para isso, seguimos os passos abaixo:

  1. Detach Collection – através da ferramenta Administration Console, foi realizado o Detach da Collection;
  2. Detach Database – através do SQL Server Management Studio foi executado o Detach da base de dados da respectiva Collection;
  3. Transferência dos Arquivos – após o Detach da Collection e da respectiva base de dados, os arquivos de dados (extensão mdf) e o arquivo de log (extensão ldf), foram transferidos do drive C: para o drive D:;
  4. Attach Database – através do SQL Server Management Studio, foi executado o Attach da base da respectiva Collection;
  5. Attach Collection – através da ferramenta Administration Console, foi executado o Attach da Collection.

Após a execução do procedimento descrito acima, todos os desenvolvedores começaram a perceber “perda” de permissionamento na respectiva Collection migrada, não conseguindo a conexão conforme demonstrado na figura abaixo:

f1

Após verificação da instalação do Team Foundation Server e pesquisa dos Updates no site da Microsoft, foi necessária a instalação Update to Team Foundation Server Update 1 (KB2803625).

Dentre as atualizações executadas pelo patch, destacamos na figura abaixo os problemas corrigidos que nos ajudaram finalizar a migração da Collection:

f2

Para obter mais detalhes de todas as correções executadas pelo patch, acesso o link Atualização cumulativa 1 para atualização do Visual Studio Team Foundation Server 2012.

Importante lembrar que essa atualização vale para o Team Foundation Server Update 1. Para quem já possui o TFS 2012 Update 2 os problemas com migração de Collection e permissionamento dos desenvolvedores já foi resolvido.

Abraços e até a próxima,

Vinicius Moura

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration