Fala Pessoal,

Imaginem o seguinte cenário, um desenvolvedor que trabalhava no seu projeto pediu demissão e um novo desenvolvedor foi contratado para trabalhar em seu lugar. Antes de liberar a máquina para o novo desenvolvedor, geralmente a máquina com as configurações originais é formatada e preparada para o novo desenvolvedor.

Perfeito, temos tudo pronto e o desenvolvedor novo já pode começar a trabalhar. Assim que ele abre o Visual Studio, esse novo desenvolvedor vai criar seu workspace para “baixar” seu projeto em uma pasta padrão. Ao fazer isso ele pode receber uma mensagem, informando que já existe um workspace vinculado no Visual Studio.

E agora? o desenvolvedor antigo já foi embora. A máquina que ele usava já foi formatada. Como podemos apagar essa informação do servidor e libere a máquina para outro usuário?

Outra situação, seu desenvolvedor saiu de férias e esqueceu de fazer o check-in de alguma coisa que ainda estava trabalhando e outra pessoa da sua equipe precisa mexer nesse(s) arquivo(s). Como podemos liberar esses arquivos?

Existem duas maneiras, uma é via linha de comando, porém nada amigável e a outra é usando uma excelente ferramenta que ajuda na administração do seu Team Foundation Server: Team Foundation Sidekicks

Essa é uma das ferramentas que utilizo muito e sempre passo para o clientes para ajudar na administração do TFS.

Até a próxima!

Claudio Leite

Claudio Leite é consultor de ALM da Lambda3, Visual Studio ALM Ranger, PSD, PSM I e PSM II. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis, MBA e POS-MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Twitter: @claudiobernardo