Pessoal, após um grande período sem blogar, finalmente estou de volta. J
Começarei essa retomada aos posts no blog da Lambda3 com uma série de artigos de um assunto que interessa a muitas pessoas: edição de Process Template no Team Foundation Server 2013.
Até ai não estou falando de nenhuma novidade, pois se você buscar no Google, facilmente você encontrará inúmeras referências de como editar os processos existentes (Agile, CMMI e Scrum).
Pois bem, para ajudar a colocar todos na mesma página nesse primeiro post vale a pena lembrar alguns passos dos requisitos necessários para executar as customizações no Process Template e posteriormente utilizá-la. Vamos a eles:
Instalação do Power Tools
Primeiramente, nós precisaremos executar o download e instalação do Microsoft Visual Studio Team Foundation Server 2013 Power Tools. Com essa ferramenta, teremos a possibilidade de fazer a edição de qualquer Process Template.
Download do Process Template
Após a instalação do Power Tools, deveremos executar o Download do Process Template que mais se adequar à realidade da nossa empresa. Aqui então vem uma dica super importante: antes de começar as customizações necessárias, faça uma prova de conceito com os processos nativos do Team Foundation Server (Agile, CMMI e Scrum) criando um Team Project para cada processo. Após a avaliação dos mesmos, você conseguirá ter uma ideia de qual processo está mais aderente à sua realidade. Utilize sempre um Process Template já existente no Team Foundation Server para dar início as suas customizações.
Se você tem dúvidas em relação a edição de Process Template, deixe seu comentário aqui.
Abraços e até a próxima.
Vinicius Moura.
Vinicius Moura
Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration