Continuando minha série de posts sobre edição de Process Template no Team Foundation Server 2013, vou lhes mostrar uma nova customização em um Work Item.

Para essa customização, houve a necessidade de criação de campos read-only em um Work Item adaptado às necessidades do processo de um de nossos clientes.

Primeiramente preciso explicar o motivo da criação de campos read-only, ou melhor, se o campo é read-only como conseguimos alterar o seu valor?

Pois bem, esse Work Item só será criado programaticamente utilizando-se a extensibilidade do TFS onde definimos o valor de cada um dos campos criados. Portanto não conseguiremos criar Work Items através do processo padrão.

Respondida essa questão, podemos então criar o campo read-only em um dos Work Items de acordo com o processo definido.

Para a criação do campo, irei customizar o Work Item Product Backlog Item com a criação de um campo chamado “Número do Atendimento”. Como disse anteriormente, esse Work Item só será criado via programação e portanto para esse campo será gravado o número do atendimento gerado no Sistema de Atendimento a Clientes (SAC). Portanto toda vez que for criado um novo atendimento, a extensibilidade do TFS irá ler esse sistema replicando o chamado e assim criando o respectivo respectivo Work Item.

Para a criação do campo, irei defini-lo como “String” conforme mostrado abaixo:

img_createfield

Como regras de preenchimento, acrescento os tipos “READONLY” e “REQUIRED”:

img_rules

No Layout, o campo “Número do Atendimento” será criado logo abaixo do campo “Reason”:

img_layout

Finalizando a alteração, basta fazer o upload do Work Item Product Backlog Item e começar a utilizá-lo. Certo? Não é bem isso que acontece. J

Ao visualizar o Work Item PBI, você irá verificar que o campo “Número de Atendimento” não aparece no Layout.

img_invisible

Mas afinal, qual é o problema?

O que aconteceu? O campo não foi criado corretamente? Sim, o campo foi criado corretamente, mas o “mistério” está em uma configuração no Layout do Work Item chamada “Hide Read-only and Empty Fields”. Por padrão essa propriedade está com o valor “True”.

E a solução?

Para que qualquer campo read-only apareça no Layout do Work Item, basta colocar a propriedade como “False”.

img_property

Alterada a propriedade, basta executar novo upload do Work Item Product Backlog Item e visualizar o campo criado.

img_final

Abraços e até o próximo post.

Vinicius Moura.

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration