Continuando minha série de posts sobre edição de Process Template no Team Foundation Server 2013, vou lhes mostrar uma customização que surgiu de uma solicitação de um dos clientes da Lambda3.

Essa solicitação do cliente vem de encontro a um antigo desejo de muitas pessoas que trabalham com o Team Foundation Server: somente executar checkins em branches de desenvolvimento que pertençam a um Work Item que esteja ativo no ciclo de desenvolvimento de software, evitando assim subidas de códigos desnecessárias e em branches que já não possuem mais nenhuma validade.

Abaixo explicarei passo a passo como fiz a implementação desse processo. Além da alteração no Process Template, construí também algumas validações via Visual Studio SDK (assunto para um outro post) que garantiram o vínculo entre a branch utilizada para a execução dos checkins juntamente com o respectivo Work Item que a representava.

Implementando Link de Source Control em um Work Item

Após o download de um Process Template (já explicado no blog anterior), iniciamos qualquer customização de Processo Template acessando o menu Tools > Process Editor > Process Templates > Open Process Template dentro do Visual Studio. Esse menu abrirá uma caixa de diálogo solicitando a localização do arquivo “ProcessTemplate.xml” (arquivo base de qualquer Process Template) conforme demonstrado na figura abaixo:

Após a seleção do arquivo, será aberta a ferramenta de edição de Process Template no Visual Studio. Para esse exemplo, faremos a customização exemplificada acima no Work Item Product Backlog Item conforme demonstrado abaixo:

Ao abrirmos o Work Item Product Backlog Item, navegaremos até a aba Layout e criaremos uma TabPage de nome “Branches” conforme demonstrado abaixo:

Após a criação da TabPage, faremos a inclusão de um novo controle, através da opção “New Control”.

Classifique-o com o Type como “LinksControl” e dê o nome de Branches ao novo controle:

Agora então que vem a customização que queria demonstrar a vocês. Para que o Process Template entenda que queremos um link associado a algum item de Source Control, basta clicar na opção “Control Settings” e fazer a devida customização seguindo os passos abaixo:

  • Clique no checkbox “Work Item Link Filters” e selecione a opção “Exclude All”;
  • Clique no checkbox “External Link Filters” e selecione a opção “Include”;
  • Na caixa de texto disponibilizada, digite “Source Code File”.

Após a customização, salve o Process Template e faça o upload do novo Process Template através do menu Team > Team Project Collection Settings > Process Template Manager.

Com o upload executado, faça a criação de um novo Team Project. Depois faça a criação de um novo Work Item Product Backlog Item acessando a TabPage “Branches” e clique no botão “Link To”.

Com essa customização só será possível a inclusão de links do tipo “Source Control”, sendo possível o vínculo de uma branch específica.

Abraços e até a próxima.

Vinicius Moura.

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration