Fala galera, blz?

Quem trabalha com desenvolvimento para dispositivos móveis sabe como é complicado fazer testes usando o emulador que vem com o sdk do android, pois, além de ter que esperar uma eternidade para a inicialização do s.o, a navegação é lenta.

Uma opção muito boa de emulador, é o Genymotion. Ser rápido e multiplataforma são dois itens importantes que o Genymotion atende. Mas, nem tudo são flores, se você quiser usá-lo para fins comerciais, terá de comprar uma licensa (mensal). Caso você queira usar a versão free, só terá acesso a api de camêra e do gps do dispositvo. Outro ponto que vale levar em consideração, é que ele roda em uma vm do virtual box, ou seja, se você desenvolve para windows phone, onde o emulador roda numa vm do hyper-v, algumas coisas chatas acontecerão, como por exemplo, ter que ficar desligando/ligando o recurso do hyper-v no windows, uma vez que o virtual box tem alguns conflitos com o hyper-v que por sua vez impacta o Genymotion.

Bom, resolvendo o problema de lentidão da maioria dos emuladores e dos conflitos do genymotion, temos uma terceira opção que é o Visual Studio emulator for Android.

Visual Studio Emulator For Android

2860.BUILD2015-JohnRollUp-VS Emulator for Android

Inicialmente, só era possível usar esse emulador junto ao Visual Studio 2015 (VS2015). Hoje, ele é totamente independente e pode até ser usado por outras ferramentas de desenvolvimento, como o eclipse e o android studio.

Como ele roda em cima do hyper-v, nos possibilita trabalhar lado a lado com o emulador do windows phone, com isso temos um ganho de tempo consideravel. Outra facilidade, é que o wifi já é configurado automáticamente quando o emulador é inicializado.

Algo muito bom, é que ele $$FREE$$. Mesmo sendo de graça, temos acesso a diversas api’s do dispositivo, tais como: acelerômetro, orientação de tela, cartão SD, bateria, multitoque, GPS, câmera, áudio e teclado.

Quer instalar um app da loja no emulador? Simples, baixe o apk, arraste e solte 🙂

Usará o visual studio para desenvolvimento? Show, terá o recurso de debug!

Ainda não acabou, pra quem escreve testes automatizados, temos a disposição uma command line interface para interação com o gerenciador do emulador. Para digitar alguns comandos, abra o cmd e navegue até:

%programfiles(x86)%\Microsoft Emulator Manager\1.0\

os seguinte comando são suportados:

  • list – lista todas as plataformas instaladas
  • launch – inicializa um perfil específico
  • detail – lista as iformações de um perfil específico
  • install – instala um perfil específico
  • uninstall – desinstala um perfil específico
  • manage – abre o gerenciador

Para conseguir o identificador e poder trabalhar com os comandos para um perfil específico, é preciso listar as plataformas e visualiza-lo. Na imagem abaixo, eu usei o list e depois o detail para um perfil específico, veja:

cmd

Bom, era isso que eu queria mostrar. Até o próximo post!

Links úteis

http://blogs.msdn.com/b/visualstudioalm/archive/2015/07/20/visual-studio-emulator-for-android-in-vs2015-rtm.aspx

https://www.visualstudio.com/pt-br/msft-android-emulator-vs.aspx

Wennder Santos