E aê pessoal, tudo certo?
Durante as últimas semanas, publiquei vários post’s / vídeos sobre desenvolvimento hibrido com o Apache Cordova e como funciona esse tipo de desenvolvimento dentro do Visual Studio.
Recentemente, o time de desenvolvimento do Visual Studio criou uma command line interface (CLI) que encpasula a CLI do Cordova. Essa CLI é o Tools For Apache Cordova (TACO).
No dia 01/10/15, foi anunciado a versão 1.0.0 do TACO, ou seja, é algo bem recente. Antes da versão 1.0.0, já era possível utilizá-lo e dar feedback direto para o time de desenvolvimento através do programa para earlier adopters 🙂
Mas, se esse TACO encapsula o Cordova, por que eu usaria ele e não o próprio Cordova? Bom, não sei responder essa pergunta, mas, posso dizer o porque estou brincando/testando ele 🙂
O que é o TACO?
Bom, como já disse, o TACO oferece algumas funcionalidades construídas em cima do Cordova CLI. Se você estiver pensando “deixa pra lá, não quero ter que aprender outra CLI”, calma lá. Tudo o que você sabe sobre a CLI de frameworks como Cordova ou IONIC serão aproveitados. Você conseguirá usar o TACO em qualquer projeto baseado no Cordova, como por exemplo em projetos IONIC.
Para instala-lo:
npm install -g taco-cli
Por default, tudo o que você fizer usando o TACO será usado como feedback da ferramenta para a Microsoft. Mas, você pode desativar essa configuração com o comando
taco feedback
Veja na imagem abaixo:
Eu escolhi deixar a opção ativa, bora ajudar sapoha! ^^
Não perca tempo, deixe que o TACO instale sdk’s, build tools e outras dependências
Mesmo no desenvolvimento híbrido, é preciso configurar todo um ambiente nativo antes de começar a “buildar” nossos app’s. Não é um trabalho difícil, embora seja muito chato instalar sdk’s e configurar variáveis de ambiente para cada plataforma que vamos desenvolver. Visual Studio, Xcode, Android SDK, java … da até uma canseira só de pensar rs
Pensando em toda essa chatice, o time que desenvolveu o TACO criou um utilitário chamado install-reqs. Esse cara, faz todo o serviço chato 🙂 É sério, ele fará o download, instalação e configuração de todo o ambiente necessário para cada plataforma que você setar. Vejam abaixo, uma imagem retirada do site do TACO:
Doidera, heim?
Kits
Um problema comum no desenvolvimento híbrido, é ter a certeza de que todos os plugins / plataformas vão funcionar em upgrade de sua CLI ou plataforma. Os kit’s tentam, não de uma forma definitiva, solucionar isso. Como? Cada kit oferece um conjunto de plugins e plataformar, onde suas versões são compatíveis.
Ajuda com o próximo passo
Isso é algo focado em iniciantes, contudo, não deixa de ser legal. Toda vez que você executa um comando, um output com uma lista de possíveis próximos comandos será apresentada, veja:
Após criar um novo projeto (taco create novoProjeto), ele me retornou uma série de comandos que talvez possam ser os próximos que devo usar.
Build para IOS, mesmo no Windows, através do build remoto
O visual Studio também oferece essa sollução, onde, você deve startar um agent de build em um mac e configurar o ip desse mac no serviço que irá fazer o build na sua máquina Windows. É bem simples, o TACO oferece isso através de sua CLI.
Conclusão
Como comecei dizendo, é algo bem recente, mas é legal ver a Microsoft cada vez mais dentro do mundo open source e suas comunidades. O TACO é mais uma iniciativa que mostra isso, é possível enviar feedback direto para o time de desenvolvimento através de email’s e comentários em blog’s.
Nesse post, só queria mostrar o que eles estão fazendo. Em uma próxima publicação vou criar, em um passo-a-passo, uma aplicação usando o TACO CLI.
Até o próximo post!
Referências
http://taco.tools/articles/introducingtaco.html
http://taco.visualstudio.com/en-us/docs/get-started-vs-tools-apache-cordova/
http://blogs.msdn.com/b/visualstudio/archive/2015/10/14/new-visual-studio-tools-for-apache-cordova-documentation-site-and-beginner-s-guide.aspx?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed
http://blogs.msdn.com/b/visualstudio/archive/2015/10/01/announcing-tools-for-apache-cordova-aka-taco-v1-0-0.aspx
Wennder Santos