Quando falei sobre a Internet nas Coisas, um termo cunhado pelo entusiasta de longa data de IoT, Vinicius Senger; eu dei exemplos de grandes players, mas agora vamos focar no Microsoft Azure IoT Suite.
Quer saber mais? Continue lendo…
O Microsoft Azure IoT Suite, ou MAIoTS, para facilitar, como o próprio nome já diz é um serviço de nuvem focado em IoT, focado em coletar dados, telemetria, armazenar grandes massas de dados, visualização de dados históricos e em tempo real e integrações com sistemas.
Criando a primeira solution
Acessível através do endereço https://www.azureiotsuite.com, é necessário logar com uma conta Microsoft e que tenha acesso a uma conta Microsoft Azure, em seguida a tela mostrará soluções já criadas na sua conta, provavelmente terá uma solution de exemplo, mas vamos criar uma nova, para isso clique no sinal de ‘+’.
Em seguida é apresentado dois modelos de template, neste momento vamos seguir com o mais simples, somente monitoramento.
Dê um nome a solution e escolha a localização geográfica do datacenter Azure e a conta na qual será criada, eu dei um nome de um projeto que eu tenho já há algum tempo e vou colocá-lo para ser monitorado pelo MAIoTS!
Vai levar um tempo para os recursos serem criados. Quando na parte superior da Solution aparecer “Ready”, todas as configurações estarão terminadas.
Você pode clicar em “Details” e acompanhar a criação dos Resources.
Mas o que foi criado? Clicando na imagem da solution é aberto um painel do lado direto com o link com informações como (1) Azure Management Portal, onde você pode visualizar os Resources criados no Azure, (2) Documentação para desenvolvedores, e até mesmo (3) código fonte do que foi deployado!
Você pode acessar diretamente a sua conta do Microsoft Azure via http://portal.azure.com para visualizar os recursos criados:
Mas vamos clicar no link Solution dashboard e teremos:
Um dashboard, já funcional! Explorando a lateral você poderá adicionar dispositivos virtuais, por isso ele está funcionando, e físicos; poderá criar regras, alarmes, etc…
É legal fazer isso com algo real, então, vamos ao projeto!
O projeto Message-and-Environment
Alguns anos atrás, acho que foi minha última alocação, estive em um cliente e o meu departamento passou por uma mudança, para uma outra sala. Mais apertada e abafada… tínhamos ar-condicionado, porém algumas pessoas não gostavam da temperatura e acabavam por pegar o controle remoto e alterar. E virou um jogo de gato e rato. Chegaram a esconder o controle remoto um dia. No outro eu estava suando bicas e acabei iniciando um projetinho, só pela zueira, com um Arduino, um display de cristal líquido e um sensor de temperatura e humidade, que iria coletar a temperatura que eu estava trabalhando e publicar em tempo real em uma página na Internet, essa é a parte do Environment. A do Message era: ter um campo nesse site, em que as pessoas poderiam se solidarizar com a minha condição de trabalho e me enviar mensagens de apoio, que seriam mostradas no display do dispositivo!
Simples… Não acham? Na época eu cheguei a criar a infraestrutura no Azure usando Service Bus, e até palestrei em dois eventos falando sobre esse projeto. Que foi engavetado! Agora chegou a hora de tirá-lo da gaveta e transformá-lo em realidade, por isso se você quer saber mais de IoT, Cloud, Arduino, acompanhe os próximos posts, por esse será o primeiro de uma série com o Message-and-Environment!
Emmanuel Brandão