Relatórios são o calcanhar de Aquiles do VSTS. Já escrevi sobre isso no post Adeus VSO… Olá VSTS!. Não adianta. Nuvem, zero infra, custo menor, etc… etc… Mas se o gerente não tiver como extrair métricas, ou mesmo a equipe, então não serve como acompanhamento. Não quero entrar no mérito do “me diga como me medes, que te direi como irei me comportar” (ou não direi…). Mas métricas são importantes.

Enquanto não temos o Power BI aberto e a todo o vapor, ou caso você queira aprender como extrair dados para fazer experimentações, este post é para você.

Vamos utilizar Powershell, o MS Excel, para reproduzir o mesmo relatório e por utilizá-lo com o VSTS. Ou você poderá utilizar com o TFS e ainda expandir informações apresentadas.

O problema

O TFS, a versão on-prem, tem uma integração muito boa com o Reporting Services, uma feature do MS SQL Server. Na versão SaaS, não existe essa integração… mas podemos fazer uso de uma ferramenta muito interessante, o add-in Team Foudation. Eu já escrevi sobre como instalar no post Relatório no VSTS com Microsoft Excel.

A ideia é reproduzir o relatório Backlog Overview, padrão do process template Scrum, então primeiro temos que conhecer ele melhor.

Stories Overview

2016-03-09 03_42_08-Stories Overview - Report Manager ‎- Microsoft Edge2

Para que serve este relatório

No ponto (1), da imagem acima, está a explicação da utilidade deste relatório: mostrar o quanto já foi gasto em implementação (%) de cada User Story e o quanto falta (horas) (2). O resultado dos testes de aceite (3). E o número de bugs relacionados a cada User Story (4).

É uma fotografia do instante em que o relatório é gerado sobre a Iteração.

O que este relatório ajuda responder

Normalmente os relatórios padrão trazem uma seção sobre o que o relatório ajuda a responder. Neste caso está faltando. Mas ela está disponível na documentação on-line do MSDN, no link https://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd380648(v=vs.140).aspx

Procurando por Questions That the Report Answers, terá a seguinte relação:

Andamento do trabalho
  • O trabalho restante para cada User Story, corresponde a expectativa?
  • As User Storys foram implementadas conforme ranking?
  • Quantos testes estão definidos por User Story e quantos estão passando?
  • Quais User Storys que estão sendo implementadas e não possuem testes associados?
qualidade
  • Quantos Test Cases rodaram por história e quantos passaram?
  • Quantos bugs ativos cada User Story tem?
  • Os bugs foram encontrados em histórias que foram testadas?
  • Os bugs estão resolvidos ou continuam ativos?
Risco
  • Quais User Story estão em risco?
  • Quais User Storys não estão prontas para Release?
  • Quais User Storys podem ser entregues?

Se o coordenador, ou o gerente, ou o diretor olhar para esse relatório diariamente, não é preciso fazer micro-gerenciamento, ele é informado a cada instante que é gerado se o time está progredindo e se está chegando perto da meta; até mesmo se a qualidade de entrega está satisfatória.

Como usar este relatório

Esta última seção, também comum de ser encontrada, mas não neste exemplo; é a própria página em si, o link passado acima.

Com seções como permissões em relação ao relatório, dados, critério usados na query do relatório, atividades necessárias para colher as informações e até mesmo como interpretá-lo.

Portando para o Excel

Agora que temos todas as informações para reproduzir o relatório, vamos usá-las para começar a construi-lo no próximo post.

Emmanuel Brandão