App service é o próximo assunto da nossa série de posts sobre Azure Api Apps, você pode conferir o primeiro post aqui.
Azure App Service é um dos serviços fornecidos pelo Microsoft Azure, para o desenvolvimento de aplicações web moderna. Com foco total em fornecer produtividade para o desenvolvedor, sem comprometer a entrega do projeto.
App Service visão geral
Azure App Service fornece funcionalidades de frameworks que são necessários para construção de aplicações Line Of Business.
Fornecendo suporte as linguagens de programação mais utilizadas do mercado, tais como:
- .NET
- Java
- PHP
- NodeJS
- Python
Com isso nos desenvolvedores podemos construir aplicações altamente escaláveis, trabalhar com entregas continua de forma simples e fácil, entre outros recursos incríveis que vamos conhecer ao longo dos artigos.
Porque usar?
Estamos passando por todos os pontos iniciais para chegarmos ao momento de falarmos apenas de Api Apps, e um dos pontos que é bem interessante é saber o porque utilizar o Azure App Service.
- Muitas linguagens
- Temos um suporte bem grande para outras linguagens, tais como: ASP.NET, Python, NodeJS, Java e além de ter todas essas linguagens de programação, podemos executar scripts powershell dentro de um aplicativo no Azure.
- DevOps otimizado
- A implantação de Continuos Integration e Release Management tornou-se algo simples e extremamente lindo de ser executado.
- Escalabilidade com alta disponibilidade
- Chega de ter problemas quando precisar escalar sua aplicação seja verticalmente ou horizontalmente, utilizando o Microsoft Azure isso é algo extremamente fácil de ser feito, seja ele automaticamente ou manualmente.
- Integração com outras plataformas SaaS
- Hoje existem mais de 50 conectores com outras plataformas, entre elas estão ais mais famosas: SAP, Siebel e Oracle, além dos conectores temos integrações com outras plataformas tais como Sales Force e Office365.
- Totalmente seguro
- Quando estamos falando de computação em nuvem, o primeiro ponto que as pessoas perguntam é sobra a segurança.
- O Microsoft Azure está em total conformidade com ISO, SOC e PCI
Formação
Quando falamos de Azure App Service, automaticamente falamos de quatro soluções sensacionais, a imagem abaixo ilustra bem o que são essas soluções.
Gravei um vídeo falando mais sobre essa formação, e vários outros pontos que foram citados aqui no post.
Resumo
Agora que tivemos uma visão geral do Azure App Service e as soluções que fazer sua composição, podemos iniciar de fato a abordagem sobre o Azure Api Apps.
Nos próximos posts e vídeos teremos um conteúdo bem mais técnico. Vamos criar um Api app e entender os conceitos básicos.
Referências
Nicolas Takashi Cavalcante da Silva
Desenvolvedor, blogueiro, palestrante, entusiasta de open source e desenvolvimento ágil, gosta de sempre de aprender e ensinar, viciado por tecnologia web e todo o ecossistema .NET