O que é OKR?
É uma abreviação para Objective and Key Results. O conceito original veio da Intel Corporation e rapidamente se espalhou pelas empresas do Vale do Silício.
O OKR é um sistema de definição de metas usado por empresas como Spotify, Twitter, Airbnb e até mesmo o LinkedIn. Mas sua popularização veio mesmo após o case do Google, iniciado em 1999, quando John Doerr implantou sua utilização na empresa, que saiu de 40 funcionários na época, para mais de 60 mil atualmente. É uma abordagem simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis.
Os OKRs são frequentemente definidos, medidos e reavaliados periodicamente. O objetivo é garantir que todos os envolvidos andem para a mesma direção, com prioridades bem definidas e em um ritmo constante.
A composição do OKR
A fórmula utilizada por Doerr é a forma mais intuitiva de explicar a estrutura de um OKR, como podemos ver a seguir:
“Eu vou (Objetivo) medido por (esse conjunto de Resultados – Key Results).” Onde, os Objetivos são descrições qualitativas memoráveis do que deseja alcançar e Key Results são um conjunto de métricas que medem o seu progresso em direção ao Objetivo. Dessa forma, um objetivo tem que possuir uma boa lista de resultados a serem alcançados e a maneira como você vai medir seu resultado. Por isso a fórmula de Doerr é tão utilizada. É importante ressaltar que, para cada objetivo, você deve ter um conjunto de 2 a 5 resultados. Mais do que isso pode levar os resultados a cairem no esquecimento.
Erros comuns com OKR
- Muitos OKRs
As OKRs são definições do que é mais importante durante um período definido pré-determinado. Ou seja, é necessário foco nas Key Results, ou seu time não se lembrará de seus objetivos.
- Falta de alinhamento
O OKR é uma ferramenta de alinhamento, então é necessário um trabalho colaborativo para o levantamento das OKRs que desejam atingir.
- Falta de acompanhamento
É importante inspecionar regularmente suas OKRs, a fim de verificar se o time está caminhando na direção correta. Sem acompanhamento regular, a probabilidade de insucesso em atingir seus objetivos é grande.
Como traçar OKRs?
A princípio, os seus objetivos ou de sua equipe precisam ser:
- Curtos
- Inspiradores
- Envolventes
- Desafiadores
É importante que seus objetivos mexam com sua equipe para que possam atingir determinados resultados, gerando engajamento e motivação. Mas é importante ressaltar que seus objetivos precisam ser alcançáveis e que sejam planejados para que ocorram em um ritmo sustentável.
Os resultados, como dito anteriormente, têm o intuito de analisar o progresso em direção ao objetivo, possuindo um número para sua medição. As Keys Results devem ser:
- Quantitativas
- Mensuráveis
- Métricas de sucesso
- Definições feitas pelo time
Exemplo de OKRs
Imaginemos que a Lambda3 esteja com a necessidade de aumentar seu time de Agilidade, passando de 13 Agilistas para 20. Dessas 7 novas vagas, pelo menos 1 deve possuir mais de 3 anos de experiência, 2 vagas são afirmativas para mulheres e 2 vagas são afirmativas para pessoas LGBTQI+. De acordo com esse cenário, vamos escrever os OKRs:
Objetivo: AUMENTAR O TIME DE AGILIDADE ATÉ DEZEMBRO
Key Results:
- De 13 para 20 pessoas.
- Contratar 2 mulheres.
- Contratar 2 pessoas LGBTQI+.
- Alcançar 50% dos contratados pelas Redes Sociais da empresa.
- Contratar uma pessoa com mais de 3 anos de experiência.
Espero que as informações apresentadas sobre o assunto lhe ajudem a entender e escrever bons OKRs. Se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário no post ou me procure nas redes sociais para batermos um papo, será um prazer lhe atender! Até a próxima!
Juan Barata
Paraense apaixonado pelo Clube do Remo, tenho mais de 6 anos na área de desenvolvimento de software. Sou Agilista na Lambda3, organizador e participante da comunidade Tá Safo, mestrando em Computação Aplicada com ênfase em Engenharia de Software na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Especialista em Arquitetura de Software e Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Pará (UFPA).