Quando uma nova demanda surge no horizonte do desenvolvimento, é de suma importância mantermos sempre em mente os compromissos estabelecidos com nossos clientes, bem como a abordagem que guiará o desenvolvimento do projeto. No estágio inicial deste processo, conhecido como discovery, é responsabilidade da pessoa de produto aprofundar-se nas informações disponíveis. Isso envolve conduzir entrevistas minuciosas com o cliente, com o propósito de obter uma compreensão completa dos objetivos em questão. A partir dessa análise, é possível realizar um detalhamento preciso da demanda, fornecendo assim ao cliente um entendimento completo e detalhado do que será executado.
No que diz respeito aos detalhes para um cenário de solicitação de integração, apresentamos a seguir um modelo sugerido que servirá como guia:
Template Sugerido
- Informações macro do solicitante;
- User story (Opcional)
- Dados estruturados;
- Diagrama de fluxo de negócio;
- Critério de aceite;
Exemplo utilizando o template sugerido
1. Informações macro do solicitante
Cliente: Empresa XYZ
Detalhe do Fluxo: Fluxo de resultados de exames
Tipo de Integração: Webservice
Periodicidade: Não há, sempre que houver exames com status disponível deve ser enviado
Tipo de Layout: XML
2. User story
Como Empresa XYZ
Quero receber os resultados dos exames feitos em laboratório (LIS) no sistema HIS
Para gerar o laudo dos pacientes
3. Dados estruturados
(Dependendo da empresa, pode ser chamado de: De/Para; Layout de Dados; Payload; Carga de Dados)
No layout abaixo, deve ser informado o máximo de informações possíveis sobre os campos do cliente para que os dados cheguem consistentes.
4. Diagrama de fluxo de negócio
5. Critério de aceite
- Quando o resultado estiver com o status disponível, deve ser disparado para o servidor o XML do exame em questão.
- O servidor receberá e realizará o envio para o webservice do cliente configurado no servidor.
- O cliente receberá o resultado em seu sistema no layout xml.
Sobre o item periodicidade (localizado no template em Informações macro do solicitante), em outros cenários, pode ser que exista, e o servidor por exemplo ou API, micro serviço em questão realiza uma consulta de tempos em tempos para saber se existe algo para enviar do sistema X ao Y ou realizar uma comparação de dados. Nesse caso, coloque a periodicidade dessa comunicação.
Além disso, existem os termos de integrações síncronas e assíncronas, no qual podem ser escutados neste contexto de periodicidade, abaixo o conceito:
“A comunicação síncrona é aquela que ocorre de forma simultânea e rápida. É o caso de telefonemas e calls. A comunicação assíncrona é mais lenta. É o caso dos e-mails”.
Conclusão
A criação da história técnica, conforme indicada pelo modelo de template, desempenha um papel essencial no desenvolvimento de projetos. A prioridade aqui é garantir que as informações estejam detalhadas de maneira apropriada, mesmo que o responsável pelo produto não seja um especialista técnico.
Embora não seja necessário que o profissional de produto tenha um profundo conhecimento técnico, é fundamental que ele compreenda claramente o que deve ser feito e saiba traduzir os requisitos em um formato escrito. Essa capacidade de tradução pode ser facilitada com a ajuda de um membro técnico da equipe ou do próprio cliente, que possui o conhecimento do negócio e da necessidade, em algumas vezes o cliente possui conhecimento técnico. Porém é importante que o time de desenvolvimento possa apoiar a pessoa de produto na validação da história, garantindo que esteja clara e que possui os detalhes suficiente. Isso pode ser definido com um DOR, por exemplo.
Este processo de entendimento é crucial para uma comunicação eficaz com a equipe técnica. Quando as informações são bem articuladas e documentadas, a colaboração entre as equipes de produto e técnica se torna mais eficiente. Isso, por sua vez, contribui para uma execução fluida do processo de descoberta (discovery) e entrega (delivery), resultando em produtos de alta qualidade que atendem às necessidades do cliente.
Referências
Nathalia Lobato
Com +5 anos de experiência em produto, agile, engenharia de software, arquitetura de soluções para integrações, gestão de projetos e UX. Sou apaixonada por criar produtos digitais e processos ágeis. Meu trabalho é guiado pela busca constante de maneiras melhores de atender às necessidades dos usuários, enquanto ajudo na colaboração e inovação junto ao time. Procuro sempre trazer toda a experiência, proatividade e conhecimento que tenho para o dia a dia na prática e obter novos conhecimentos.